Surt


Na mitologia nórdica, Surt é o gigante de fogo que guarda Musphelhein. No Ragnarok, segundo a mitologia nórdica, Surt lançará fogo sob os nove mundos.

Surtur, Surtr ou ainda Surt (Antigo Nórdico "Negro" ou "Aquele moreno"), é o jötunn ancião, líder dos gigantes de fogo do Muspelheim. Surtur é citado na Edda poética, compilada no século XIII a partir de fontes tradicionais mais adiantadas, e na Prosa Edda, escrita no século XIII por Snorri Sturluson. Em ambas as fontes, Surtur é referido como sendo uma figura importante durante os eventos do Ragnarök, carregando sua espada brilhante, ele irá para a batalha contra os Æsir, tendo um confronto com o grande deus Frey, e depois as chamas que ele traz vão engolir a Terra. É O assassino de dois irmãos de Odin, Vili e Ve, E certamente deve ser considerado tanto o maior inimigo de Odin quanto de Asgard.

Surtur não é mencionado em grande parte da mitologia pagã que foi recuperada e escrita nos Eddas. Existem algumas escolas de pensamento que discutem se Surtur foi de fato o primeiro ser, criado a partir do fogo primordial. Este fogo teria derretido a geada para revelar Audhumla, e para criar o ser primordial, Ymir. Além disso, com o tempo, o fogo de Surtur teria sido o suficiente para revelar o primeiro dos deuses, Buri, o avô de Odin, que se tornaria o chefe do Æsir. Se esta visão estiver correta, então Surtur é o começo de toda a vida e também o final.

Durante o ciclo do mito pagão nórdico, Surtur permanece nas fronteiras do reino de fogo Muspelheim, onde ele e todos os seus filhos vivem. Eles não têm grandes conflitos com os deuses como os gigantes de gelo, e os gigantes de fogo tentam manter-se inativos até que o tempo do Ragnarok chegue. Durante o Ragnarok , Surtur e os seus gigantes de fogo irão juntar-se aos gigantes de gelo, bem como o grande lobo Fenrir e o seu irmão mais velho Jormundgand, a Serpente do Mundo, juntamente com o seu pai Loki, numa batalha contra os Aesir e Vanir . Muitos deuses morrerão, e Surtur estará destinado a lutar contra o desarmado deus Frey antes do fogo de Muspelheim varrer a terra e deixá-la limpa e pronta para um novo ciclo de vida.

Comentários