Sleipnir


Na mitologia nórdica, Sleipnir é a montaria mágica de Odin. O lendário Corcel Negro de 8 patas era o cavalo mais veloz do mundo, cavalgando na terra, no mar e no ar. O seu nome significa suave ou aquele que plana no ar. Ele é também associado com as palavras esguio e escorregadio.

Thor, O Matador de Gigantes, estava longe de Asgard a lutar contra os gigantes no norte, quando um hrimthurs (tribo de gigantes), disfarçado como um humano pedreiro, ofereceu-se para reconstruir a muralha em torno de Asgard em troca do sol, da lua, e da deusa Freya. Os deuses aceitaram, acreditando ser um bom negócio, uma vez que parte da muralha já estava a cair aos bocados. Além disso, o gigante precisaria completar o seu trabalho em apenas seis dias, pois Thor retornaria no final deste prazo e matá-lo-ia.

O gigante fez apenas uma pergunta: se poderia usar o seu garanhão cinza, Svadilfari (traduzindo, "escravo", ou possivelmente "condenado"), para o auxiliar. Loki rapidamente aceitou o acordo, antes que qualquer outro deus pudesse fazer uma objeção. 

Usando o garanhão, o gigante começou a construção da muralha, e receberia o sol, a lua e Freya. Os deuses, ao ver isso, ficaram furiosos com Loki, e disseram que, caso eles perdessem, iriam torturá-lo eternamente (o que acabou por acontecer de outra forma). Então, enquanto Svadilfari estava a carregar a última pedra para completar a muralha, Loki transformou-se numa linda égua branca, e atraiu o garanhão para longe, irritando o gigante, que começou a destruir a muralha com a sua fúria. Assim, enquanto destruía a muralha, Thor apareceu e esmagou o gigante com o seu martelo Mjolnir. Loki, mais tarde, deu à luz Sleipnir, a montaria de Odin, que é descendente do garanhão cinza Svadilfari e Loki enquanto ele era uma linda égua branca.

Comentários