Helgi


Helgi Hundingsbane é um herói das sagas nórdicas que aparece na Saga dos Volsungos e no Edda em verso, nos poemas Helgakviða Hundingsbana I e Helgakviða Hundingsbana II. O Edda em verso relata que Helgi e a sua companheira Sigrún eram Helgi Hjörvarðsson e Sváva da reencarnação de Helgakviða Hjörvarðssonar. Eles renascem novamente como Helgi Haddingjaskati e Kára, cujas histórias são mantidas como parte de Hrómundar, saga Gripssonar.

Helgi aparenta ser o filho de Sigmund e Borgilda, e já aos quinze anos ele vinga o seu pai ao matar Hundingo, o rei dos Saxões. Certa vez, ele é abordado por uma valquíria chamada Sigrún, que conhece a sua fama. Ela abraça-o e beija-o, e ele apaixona-se imediatamente por ela.

Entretanto, o rei Högne de Gotalândia Oriental já havia prometido sua filha Sigrún a Hothbrodd, filho do rei Granmar de Sudermânia. Helgi agrupa um exército em Brandey e dirige-se ao reino de Granmar. Numa grande batalha, Helgi e o seu irmão Sinfjötli lutam com Högne, seu filho Dag, Granmar e todos os seus filhos: Hothbrodd, Starkad e Gudmund. Todos morrem exceto Helgi, Sinfjötli e Dag, que jura lealdade a Helgi.

Comentários